O que é o Pranic Healing (Cura Prânica)?
Trabalho como terapeuta de Pranic Healing desde 2009. Esse ramo é muito curioso: ouço várias histórias porque muita gente que vem parar no meu consultório já experimentou inúmeras saídas, mal sucedidas, para os seus problemas.
Vou dar um exemplo: um paciente (pra quem darei o nome fictício de Vítor) chegou ao meu consultório indicado pelo psiquiatra. Ele estava tomando remédios para insônia, depressão e hiperatividade há anos e não conseguia, mesmo assim, ver melhora em sua condição. Porém, depois da segunda sessão de Pranic Healing, ele começou a sentir melhora. Depois da terceira, parou de tomar remédios, voltou a dormir após anos de perturbação à noite, e relatou uma melhor tremenda no bem-estar emocional, especialmente na redução da ansiedade.
Vivemos uma crise de saúde física (especialmente em relação às doenças crônicas) e de saúde mental - burnout, depressão, ansiedade e síndrome do pânico viraram palavras corriqueiras e o sistema encarregado de dar jeito nisso está pedindo tanto socorro quanto as pessoas atormentadas por essas questões. Se, por um lado, a medicina ocidental é excelente em dar conta de certos tipos de problemas, por outro, ela deixa muito a desejar em várias áreas. A questão é que, por mais que doa essa realidade, o corpo e a mente humana ainda são um grande mistério para a maior parte de quem tenta entender como eles funcionam. A história do Vítor é só mais uma que deixa desconfortável a narrativa da ciência quando tenta explicar o que está acontecendo com a gente.
Nesse cenário desestimulante, o que aconteceu com o Vítor parece um milagre. Mas não é. O que ocorreu com ele tem explicação, mecanismo e técnica e o nome é Pranic Healing. E se eu te disser que o conhecimento médico ocidental é apenas uma parte da história? Que, além de um conhecido e destrinchado corpo físico, com todas suas células, órgãos, hormônios, neurônios e por aí vai, nós também possuímos um corpo de energia ou aura?
É aí que se encaixa a antiga ciência e arte do Pranic Healing. Também conhecido como Cura Prânica ou Pranaterapia, ele é um sistema de medicina energética que utiliza o prana ou energia vital para equilibrar, harmonizar e transformar os processos bioquímicos do corpo. O Pranic Healing parte do princípio de que, além de um corpo físico, que você pode ver, tocar e sentir, você também possui um corpo de energia. E esse corpo de energia é o molde para o que você vai manifestar, seja saúde, seja doença. O corpo físico possui a capacidade de se curar em inúmeros casos, e esse processo de cura pode ser acelerado quando a força vital é aumentada. Dessa forma, utiliza-se a energia que já é disponível pelo sol, pelo ar e pela terra para combater desequilíbrios físicos e emocionais.
Essa energia, que é invisível para a maior parte das pessoas, possui a habilidade de manter o corpo físico vivo e em boa saúde. Esse é o mesmo princípio da acupuntura e de outras modalidades similares que usam o prana como força curadora. A verdade é que já não é de hoje que a própria medicina ocidental utiliza o princípio da energia em muitas de suas ferramentas tidas como de praxe, como o eletrocardiograma, o eletroencefalograma e a ressonância magnética.
E tem mais: a energia que envolve, interpenetra e sustenta o corpo físico também afeta nossas emoções e nossa habilidade de lidar com o estresse, relacionamentos, família e até o lado financeiro. Dessa forma, o objetivo do Pranic Healing é aumentar a qualidade de vida de uma pessoa que vive no século XXI, com todas as limitações que isso representa: o estresse profissional, as pressões familiares, a inquietação das grandes cidades, a falta de tempo etc.
A energia, o prana, está em todos os lugares – vivemos num oceano de sentimentos, num oceano de energia. Uma simples lembrança, um pensamento em relação a um lugar ou uma pessoa, é capaz de nos conectar àquela realidade. Da mesma forma, também somos lembrados e conectados a outras pessoas e situações mesmo que não tenhamos consciência disso. O mundo energético é ativo, envolvente, vibrante, mais rápido que a velocidade da luz. Quando se está consciente disso, a higiene energética adquire um papel importantíssimo no cotidiano.
Isso quer dizer que: por trás dos processos do corpo físico, existem mecanismos muito vivos orquestrando o quanto de energia um órgão pode receber pra promover sua saúde, o quanto de lixo mental vai ficar armazenado na cabeça gerando dores etc.
E agora tocamos num ponto muito importante, que singulariza o Pranic Healing diante de outras modalidades de cura energética: antes da recarga com prana, ele também vai se ocupar em limpar as energias negativas ou extrair as energias de medo, ansiedade, estresse, ou de doenças em geral. Você já tentou encher de água limpa um balde de água suja com uma torneira aberta caindo em cima dele? Até que funciona, mas demora e faz uma bagunça no tanque. Ao passo que, se antes de colocar a água limpa, você despejar e descartar toda a água suja, vai ser mais rápido, mais fácil e com menos sujeira - ou menos efeitos colaterais negativos. E aí está a maestria dessa técnica, cujo enfoque é a extração das energias gastas, doentes, conectadas a emoções ruins ou pessoas que podem estar contaminando a sua aura.
Já aconteceu de você estar falando com alguém e de repente se sentir fraco, como se tivesse ficado cansado? Ou de você estar feliz, encontrar uma pessoa e de repente se sentir irritado? Esses são exemplos de que o tempo todo estamos trocando energias, de que as energias podem influenciar demais o nosso bem-estar. Quando há mais energias positivas, há mais saúde e alegria. Quando há mais energias doentes, a pessoa pode demorar pra se recuperar de uma doença, ou se sentir deprimida e triste. O Pranic Healing - que não está conectado a nenhuma religião - trabalha no corpo energético pois as doenças e desequilíbrios em primeiro lugar se manifestam como distúrbios na aura, apenas mais tarde se tornando dores, males ou preocupações no corpo físico.
Como surgiu essa técnica?
O Pranic Healing foi fundado nos anos 1980 por Choa Kok Sui, um filipino de ascendência chinesa que foi um pai de família, engenheiro, empresário muito bem sucedido e filantropo. Hoje, está espalhada em mais de 80 países.
É uma técnica baseada nos conhecimentos orientais milenares, porém atualizada para atender às necessidades e anseios modernos. Impulsionado pelo grande ideal de aliviar o sofrimento da humanidade, Choa Kok Sui se perguntou: “Do que a humanidade precisa hoje?”. E a resposta obtida foi: alívio para doenças físicas, dores, depressão, ansiedade, estresse, materializada nas técnicas do Pranic Healing.
Como que a técnica é aplicada?
Ela é considerada uma forma de medicina energética e consiste em proporcionar o equilíbrio do corpo físico através da manipulação de energias. Por meio da sensibilidade das mãos é averiguado o campo energético do indivíduo, identificando-se excesso, falta, bloqueio, estagnação de energia. Após a avaliação, retira-se a energia que está causando o dano, seja ele físico, emocional ou mental, e em seguida procede-se à energização - como num tipo de catalisador - para acelerar a velocidade das reações bioquímicas envolvidas no processo de recuperação ou equilíbrio natural do corpo.
Através de discretos porém eficazes movimentos das mãos associados a comandos mentais, o futuro da medicina está se descortinando.
Sim, Shakespeare estava correto: há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia...
E se você ficou curioso para fazer um curso e aprender as técnicas e o funcionamento do Pranic Healing, ou ficou com vontade de receber uma consulta para experimentar esse bem-estar, dê uma conferida no nosso site: www.devaki.com.br
Livia França
Terapeuta e Professora de Pranic Healing e Diretora do Devaki Healing e Meditação